BAR EQUIPMENT

BAR EQUIPMENT


Ter o equipamento certo em mãos torna o trabalho do bartender mais fácil fazendo com que o cliente desfrute de um serviço mais rápido e eficiente.


Este tópico aborda alguns dos equipamentos de bar mais comuns com uma breve descrição de seu uso. Essas ferramentas são fundamentais para o dia a dia de trabalho do profissional de bar.

Primeiramente, certifique-se de que os equipamentos de bar são de boa qualidade, mantenha-os sempre limpos e em perfeito estado.


COPO MISTURADOR (MIXING GLASS)

Copo grande de vidro ou cristal, usado para resfriar e diluir bebidas de fácil mistura. Muito utilizado em drinks clássicos como o Dry Martini ou Manhanttan.


COQUETELEIRA (SHAKER)

A coqueteleira clássica geralmente é formada por três partes: um copo de aço inox, uma tampa com coador e uma pequena tampa para este coador.

A coqueteleira tipo Boston Shaker é composta por duas partes de aço inox: um copo alto com capacidade aproximada de 840 ml e outro de menor capacidade chamado de tin. Existem tins de diferentes tamanhos que podem substituir o copo de inox.

Para utilizá-la, primeiro combine os ingredientes do drinque com bastante gelo no copo maior, depois coloque a parte menor (tampa) sobre o mesmo e pressione levemente para que se encaixem, então com uma mão em cada uma das extremidades bata com vigor até resfriar o coquetel.


COLHER DE BAR “BAILARINA”

Uma das ferramentas mais úteis do mercado, a colher de bar tem diferentes usos, como mexer bebidas e drinks, ou, simplesmente, adicionando estilo e talento no preparo do seu coquetel.


COADOR “STRAINER”

Utilizado para a separação do gelo de uma receita, o coador “strainer” é colocado encaixado em cima do copo que a bebida foi preparada para que o líquido seja filtrado.


PENEIRA FINA

Essas peneiras são usadas como um filtro fino para garantir que as bebidas não sejam servidas com pedaços de gelo ou polpa de suco de frutas.


MACERADOR

Ferramenta usada para esmagar frutas e outros ingredientes. Estão disponíveis em aço inoxidável e policarbonato. A pressão que você usa depende dos ingredientes que você está esmagando, uma pressão suave é suficiente para ervas delicadas como hortelã, enquanto o gengibre fresco, por exemplo, precisa de uma pressão maior.


BIQUEIRA

Usado para controlar ou dosar as bebidas quando estiver servindo-as.


DOSADOR “JIGGER”

São usadas para medir a quantidade de cada bebida que compõe o drink. Além das exigências legais, os medidores contribuem para um melhor controle de estoque e rentabilidade, mantendo o padrão na elaboração das receitas.


PEGADOR DE FRUTAS

Um tipo de pinça utilizado para manusear frutas, especiarias ou mesmo para pegar pedras de gelo.


FACAS

Afiadas, as facas de bordas retas são melhores do que as serrilhadas (serrilhas podem rasgar a fruta).

Quando estamos lidando com o manuseio de facas devemos lembrar que estas devem ser armazenadas de forma segura e nunca deixadas soltas no bar.


TÁBUA DE CORTE

Cada estação de trabalho deve ter uma tábua de cortar para a preparação dos alimentos e frutas frescas. Colocar um pano úmido embaixo da tábua ajuda a evitar que a tábua escorregue quando em uso. As tábuas devem ser limpas regularmente durante cada turno e ao seu término.

Lembre-se de que ao cortar, as tábuas devem estar niveladas e seguras.


PÁ DE GELO

Podem ser de aço inox ou policarbonato. Por razões de higiene sempre use-as ao manusear o gelo, nunca com as mãos.


BALDE DE GELO

Vale a pena investir em um balde de gelo de qualidade, para que ele mantenha a temperatura fria o maior tempo possível.

O Balde de gelo ideal deve ter uma grelha no fundo para manter a água derretida longe do gelo.


A QUALIDADE E OS TIPOS DE UTENSÍLIOS DISPONÍVEIS NA ESTAÇÃO DE TRABALHO DE UM BARTENDER MOSTRAM MUITO SOBRE O SEU CONHECIMENTO E SOBRE O POTENCIAL DE SEU BAR.