DRINKS

DRINKS


O conceito de degustar um drink, experimentar novas sensações e não beber por beber é o legado dos grandes profissionais de bar, que pesquisam novas técnicas e encontram na combinação de ingredientes a chave para fazer história na arte da coquetelaria.


MIXOLOGIA, em uma tradução livre, significa a arte de misturar bebidas e formular cocktails. Para isso faz-se necessária a compreensão dos princípios básicos de: sabor , aroma, aspecto visual e conteúdo alcoólico.


Embora as pessoas tenham feito drinks ao longo dos séculos, a palavra ‘cocktail’, descreve uma bebida composta de um destilado, água, açúcar e algumas especiarias aparecendo pela primeira vez nos Estados Unidos no início do século 19, período onde surgiram os primeiros grandes bartenders ‘profissionais’ e livros de receitas de cocktails.


Vamos destacar alguns dos seus princípios básicos, começando com a própria definição de um Cocktail.


O QUE É UM COCKTAIL?

Na sua forma mais simples, um “Cocktail” é uma bebida mista que contém pelo menos a mistura de dois ou mais ingredientes, sendo eles alcoólicos ou não.


SABOR

Entender como o seu paladar funciona vai ajudá-lo a fazer ótimos drinks. Os principais sabores que reconhecemos são: doce, azedo, amargo, salgado e umami. Quando se trata de fazer bebidas, os três primeiros são geralmente as mais importantes.


DOCE

Xarope de açúcar, xaropes aromatizados, licores e sucos de frutas.


AZEDO

Frutas cítricas, como limões, limas, maçã verde, maracujá.


AMARGO

Bitters, Campari, Vermutes, algumas notas de sabor em destilados envelhecidos, chás e café expresso.


Existem milhares de receitas e variações para um “cocktail”, mas todos são construídos em torno de conseguir o equilíbrio perfeito destes sabores.

drink-design-flavour-e-taste-drinks-sabores

Em breve falaremos sobre “Drinks de Assinatura”. Aguardem…